CIRURGIAS DE ORELHAS
​
​
Quando fazer?
A idade mínima indicada para realizar a otoplastia é entre seis e sete anos de idade. Nesta idade a orelha está crescendo e criando seu formato e tamanho. Apesar de a maioria das pessoas passarem pelo procedimento quando adulta, algumas pessoas preferem que seus filhos tenham as orelhas corrigidas quando crianças, evitando constrangimentos e bulling nas escolas, por exemplo.
Nesses casos, haverá indicação para:
• Crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido;
• Crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas;
• Crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia.
​
​Como é feita a cirurgia?
A cirurgia é feita na Clínica, com uso de anestesia local e sedação.
A otoplastia é feita com uma incisão atrás da orelha, seguindo a dobra natural da pele. O excesso de pele é retirado e, em seguida, é feito o ligamento da cartilagem
Em seguida, são feitos pontos de fixação para manter uma nova anatomia da orelha e realizando o fechamento da pele. Em geral, os pontos são internos e absorvíveis, não precisam, portanto, ser retirados.
A cirurgia dura, em média, duas horas
​
Pré-operatório
Podem ser solicitados exames laboratoriais.
Tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais.
O paciente não precisa estar em jejum.
Deverá ser providenciada faixa cirúrgica.
Pós-operatório
Serão receitados medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e, se necessário, antibióticos.
Será feito curativo oclusivo, o qual somente poderá ser retirado após três dias do procedimento.
Após a retirada do curativo, o paciente deverá utilizar a faixa cirúrgica por 15 dias, retirando para tomar banho e alimentar-se.
A partir do 15º dia, a faixa deverá ser utilizada apenas para dormir.
Resultado
A otoplastia oferece resultados quase imediatos em casos de orelhas em abano, visíveis tão logo os curativos que sustentam o novo formato do ouvido são removidos. Como a orelha posiciona-se permanentemente próxima à cabeça, as cicatrizes cirúrgicas são escondidas atrás da orelha ou em suas dobras naturais.
Conheça, também, os demais procedimentos realizados na Clínica:
​
OTOPLASTIA REDUTORA
A otoplastia redutora é a cirurgia indicada para diminuição do tamanho das orelhas. Segue as mesmas orientações da otoplastia.
​
​
OTOPLASTIA
​
O que é?
A otoplastia é popularmente conhecida como correção de orelhas de abano. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
LOBULOPLASTIA
A Lobuloplastia via corrigir o lóbulo da orelha, por motivos traumáticos, amputações, fendas causadas pelo uso de brincos e alargadores. Também é possível diminuir o tamanho do lóbulo da orelha, visando o rejuvenescimento do paciente.
​
RECONSTRUÇÃO DE ORELHA
É o procedimento indicado para pacientes com microtia congênita
(nasceu sem orelha) ou pacientes que tiveram uma perda traumática da orelha. Para esse tipo de cirurgia usamos a cartilagem da costela, para fazer uma nova orelha. O procedimento é realizado em hospital, com uso de anestesia geral.